Home Innovation Point Contactos Perguntas Frequentes Enviar E-mail
Perguntas Frequentes
PT | FR
Perguntas Frequentes
  1. Qual a importância do Bologna for Students no contexto do processo de Bolonha ?
  2. Quais os grupos de ferramentas de apoio à actividade do estudante que estão incluídas no Bologna for Students?
  3. Qual a vantagem da associação de tópicos aos restantes componentes da agenda?
  4. Comprei a aplicação e não sei por onde devo começar. Que fazer?
  5. De que forma a auto-avaliação, a medição do esforço e os resultados da performance ajudam o estudante?
  6. De que forma o Bologna for Students pode contribuir para a empregabilidade do estudante?
  7. Qual a vantagem do Bologna for Students face a outras aplicações de gestão de agenda, tarefas e contactos?
  8. Com o Processo de Bologna aumentou a mobilidade dos estudantes. O Bologna for Students dá resposta a essa realidade?
  9. O Bologna for Students permite manter um registo do meu percurso académico?
  10. Como se estrutura o Curriculum Vitae no Bologna for Students?
1. Qual a importância do Bologna for Students no contexto do processo de Bolonha ?
O processo de Bolonha introduziu novos paradigmas no ensino superior. A aprendizagem passa a estar sobretudo centrada no estudante, com mais exigências de autonomia e gestão pessoal da actividade académica. Este software inclui um conjunto de ferramentas de gestão e produtividade que vêm ajudar o estudante a enfrentar estes novos desafios, nomeadamente a manutenção de um adequado nível de organização e controlo da sua actividade académica, para além de uma gestão do seu plano de estudos ao longo do curso.
top ^
2. Quais os grupos de ferramentas de apoio à actividade do estudante que estão incluídas no Bologna for Students?

O software integra um conjunto alargado de módulos, que auxiliam na gestão de diferentes aspectos da actividade académica pessoal: gestão de Agenda e Tarefas, gestão de Contactos, gestão de Repositório de documentos digitais, gestão de referências Bibliográficas, gestão do plano de estudos do(s) Curso(s) e gestão do Curriculum Vitae pessoal.

Para além disso integra duas inovações de elevadíssimo potencial: o conceito de Tópicos, que são temas de referência a que se podem associar todas as ocorrências (compromissos, documentos, tarefas, actividades, contactos ou referências bibliográficas) por forma a facilitar a sua recuperação selectiva posterior; o conceito de gestão da aprendizagem, que permite contabilizar de forma automática e transparente o esforço dispendido em cada Unidade Curricular (disciplina) e relacioná-lo com a auto-avaliação realizada pelo estudante.

top ^
3. Qual a vantagem da associação de tópicos aos restantes componentes da agenda?

Um Tópico é um tema de referência representado por uma palavra-chave a que se podem associar todas as ocorrências registadas na aplicação (compromissos, documentos, tarefas, actividades, contactos ou referências bibliográficas) por forma a facilitar a sua pesquisa ou filtragem.

Se, por exemplo, o estudante pretender realizar um trabalho ou projecto sobre "Ruído Urbano", apenas terá de recuperar na sua aplicação, de forma automática e imediata, toda a informação que possui sobre esse tópico, incluindo os documentos, actividades, referências bibliográficas ou contactos que, aquando do seu registo, foram associados ao tópico.

Outro exemplo: o estudante foi chamado para uma entrevista para a obtenção de um estágio ou emprego numa empresa que se dedica ao desenvolvimento e design de novos produtos; no sentido de se preparar, o estudante faz uso do Bologna for Students, recuperando toda a informação que tem associada aos tópicos "Design" e "Inovação", incluindo contactos de pessoas. Pode fazê-lo na véspera, na certeza de que enfrentará a entrevista mais confiante pois estará de posse de informação preciosa para fazer uma boa figura.

O lista de tópicos é criada e editada pelo utilizador a seu gosto, à medida que vai surgindo a necessidade. Uma vez criado um tópico, sempre que registar algo na aplicação esse tópico surgirá nas opções, bastanto um simples click para fazer a respectiva associação. Ao fim de algum tempo de utilização da aplicação a lista de tópicos dum dado utilizador tende a estabilizar e reflecte o seu conjunto de interesses.

O módulo TÓPICOS permite a respectiva gestão e apresenta também uma estatística automática do nível de associações por tópico, o que é útil para que o estudante tenha uma noção o esforço que coloca em cada tema ou aspecto da sua actividade acadámica.

top ^
4. Comprei a aplicação e não sei por onde devo começar. Que fazer?

Após instalar e activar a aplicação, o estudante pode começar a utilizar todos os módulos excepto o PAINEL DE BORDO, na parte que se refere à performance da aprendizagem. Pode criar compromissos na agenda, tarefas, novos contactos, associar documentos ao repositório, criar referências bibliográfica e atá criar o seu Curriculum Vitae.

A melhor sugestão é, logo que esteja de posse dos elementos necessários sobre o seu curso e as Unidades Curriculares em que se inscreveu, entrar no módulo CURSOS e criar o curso; em seguida criar o plano de estudos, adicionando Unidades Curriculares e os respectivos detalhes.

Se acrescentar Resultados da Aprendizagem (ou apenas um geral para cada Unidade Curricular), com a respectiva distribuição de horas, então já poderá associar actividades académicas (aulas presenciais, sessões de estudo, trabalho em grupo, etc.) às Unidades Curriculares (basta um click!), o que significa que se passa a fazer a contabilização automática do esforço na aprendizagem. Se periodicamente decidir fazer a auto-avaliação do andamento da aprendizagem nas Unidade Curriculares (módulo PAINEL DE BORDO) então já terá informaçãoautomática da performance.

top ^
5. De que forma a auto-avaliação, a medição do esforço e os resultados da performance ajudam o estudante?

Através da auto-avaliação e da medição do esforço e da performance é possível perceber se a aprendizagem é compatível com o esforço dispendido em cada Unidade Curricular. Assim, o estudante pode detectar insuficiências ou excessos e ajustar o seu esforço nas diferentes Unidades Curriculares, contribuindo para uma mais eficaz gestão do tempo.

Caso o estudante pretenda manter um controlo mais detalhado e analítico (não é obrigatório, mas será concerteza uma opção para muitos estudantes), então disporá permanentemente do elenco de Resultados da Aprendizagem de cada Unidade Curricular, bem como da respectiva performance, informação preciosa para o controlo do seu estudo individual e das competências adquiridas.

top ^
6. De que forma o Bologna for Students pode contribuir para a empregabilidade do estudante?

Para além das competências específicas que o estudante terá obviamente de adquirir ao longo do seu curso, há um conjunto de competências mais genéricas a que os empregadores atribuem importância crítica no momento da selecção dos seus quadros. Começa a vulgarizar-se a máxima "Não recrute pelas competências, recrute pela atitude". Isto significa que o quadro de atitudes do estudante vai condicionar fortemente a sua empregabilidade.

Com o Bologna for Students o estudante desenvolve e mantém procedimentos de gestão pessoal e controlo do seu portfolio de actividades e conteúdos que são extremamente apreciados pelas empresas e instituições empregadoras. Na era da informação, aqueles que são capazes de organizar, gerir e utilizar os conteúdos e o tempo de forma eficiente e eficaz, terão ultrapassado um dos requisitos mais selectivos para o sucesso. O Bologna for Students proporciona essa possibilidade.

top ^
7. Qual a vantagem do Bologna for Students face a outras aplicações de gestão de agenda, tarefas e contactos?

A maioria das aplicações de gestão de actividades existentes no mercado são de uso genérico e incluem uma imensidão de pequenas funcionalidades que lhe aumentam a complexidade e reduzem na mesma medida a usabilidade. Está demonstrado que os estudantes não aderem a esse tipo de aplicações porque não estão disponíveis para navegar nessa complexidade desnecessária nem encontram ferramentas devidamente customizadas e dirigidas para os seus problemas específicos. O Bologna for Students vem colmatar essa deficiência por duas razões muito claras: primeiro porque surgiu precisamente devido à constatação dessa lacuna; segundo porque foi desenvolvido por especialistas docentes universitários que, adicionalmente, acompanharam a implementação do Processo de Bologna na Europa e em Portugal.

Outro aspecto diferenciador é a decisão de disponibilizar o software aos estudantes por um preço equivalente ao de um livro, o que contrata com os elevados valores praticados na maioria das aplicações genéricas.

top ^
8. Com o Processo de Bologna aumentou a mobilidade dos estudantes. O Bologna for Students dá resposta a essa realidade?
A mobilidade é, em si mesma, um dos objectivos do Processo de Bologna. É hoje habitual que estudantes do ensino superior cumpram um semestre ou um ano numa instituição de outro País. O Bologna for Students está preparado para acomodar a frequência de Unidades Curriculares no estrangeiro, uma vez que permite criar um segundo (ou mais) curso, com o respectivo plano de estudos; uma vez completadas as Unidades Curriculares do segundo Curso (o do estrangeiro) é possível criar no Curso original (em Portugal) as Unidades Curriculares que serão objecto da equivalência e efectuar o respectivo registo.
top ^
9. O Bologna for Students permite manter um registo do meu percurso académico?
Uma vez criado o curso e adicionadas as Unidades Curriculares à medida que o estudante se vai inscrevendo nas mesmas, pderão ser registadas as datas de conclusão e respectivas classificações. A aplicação, para além de manter esse histórico do percurso do estudante, possui uma função de geração de um documento PDF com a listagem das disciplinas obtidas, o qual pode ser posteriormente anexado ao CV, através do módulo CURRICULUM VITAE.
Existe também uma função de auto-avaliação e registo das competências genáricas, com a opção de geração de documento PDF que poderá também ser anexado ao CV.
top ^
10. Como se estrutura o Curriculum Vitae no Bologna for Students?
O Bologna for Students utiliza a norma Europass CV, que é hoje um standard em toda a Europa. Enviar um CV com outro formato é já considerado por muitos empregadores como um aspecto negativo logo à partida. Com o módulo CURRICULUM VITAE a criação e manutenção do CV actualizado é muito intuitiva e não deixa margem para interpretações duvidosas que possam comprometer o objectivo deste documento. É possível incluir uma foto, a definição dos níveis de competência em línguas está estruturadas de acordo com a grelha standard europeia e pode por fim gerar um documento PDF que pode ser enviado por email. Muito importante é a possibilidade de criar tantos CV’s diferentes quantos pretender.
top ^
Copyright © 2007-2017 innovationpoint S.A., todos os direitos reservados
anunciar no software | termos de uso | política de privacidade